domingo, 2 de junho de 2013

As formas nominais do verbo são o gerúndioinfinitivo e particípio. Não apresentam flexão de tempo e modo, perdendo desta maneira algumas das características principais dos verbos. Por serem tomadas como nomes (substantivosadjetivos e advérbios), recebem o nome de formas nominais.

Infinitivo 

O infinitivo indica a ação que é propriamente dita, sem situá-la no tempo, desempenhando uma função semelhante a substantivo. O infinitivo é o nome do verbo. Exemplos: ler, dormir, falar, sonhar.
É preciso aumentar o número de verbetes.
O infinitivo pode apresentar algumas vezes flexão em pessoa, constituindo assim duas formas possíveis: o infinitivo pessoal e o infinitivo impessoal. É melhor estudarmos agora. (infinitivo pessoal com sujeito nós implícito). Viver aqui é muito bom. (infinitivo impessoal)

Particípio passado

particípio passado indica uma ação já acabada, finalizada, adquirindo uma função parecida com a de um adjetivo ou advérbio. O particípio passado regular é reconhecido pelos sufixos "-ado","-ido".
Exemplos: acabado, finalizado, vivido.
Temos estado de repouso.
Exceções: ganho, gasto, pago, dito, escrito, feito, visto, posto, aberto, coberto, vindo.
Ele foi preso ontem. Também existem os particípios na Voz Ativa e na Voz Passiva.

Gerúndio

gerúndio indica uma ação em andamento, um processo verbal ainda não finalizado. Pode ser usado em tempos verbais compostos ou sozinho, quando adquire uma função de advérbio.;
Estou finalizando os exemplos deste verbete. (tempo composto)
Fazendo teu trabalho antecipadamente, não terás preocupações. (gerúndio sozinho com função de advérbio).
O gerúndio é reconhecido pelos verbos terminados em ndo. Exemplos: subindo, caminhando, gravando, enchendo, perdendo, difundindo e etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário