quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Uso do porque

POR QUE
• Perguntas (ex: por que foi?)
• Finalidade/motivo = “pelo qual”, “por qual” (ex: não sei por que ele fez isso, por que os sinos dobram, por que haja menos fome)

POR QUÊ
• Final de frase
• Antes de pontuação (ex: fui, por quê?)

PORQUE
• Resposta = “pois”, “visto que”, “para que”: (ex: fiz porque quis)

PORQUÊ
• “O porquê” (ex: não sei o porquê disso tudo)

Atividades


1. Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas das frases abaixo:
- A maioria da população ainda não sabe ___________ está sem TV.
- Não há ___________ ser feliz, se não for por um grande amor.
- A falta de imagens nas TVs é um dos ___________ de muitos habitantes de Pinhalzinho dormirem mais cedo.

- ___________toda razão, toda palavra, vale nada quando chega o amor. (Caetano Veloso)
a) por que – por que- por quê - porque
b) por que – porque- por quê – por que
c) porque – porque- por que – por quê
d) por que – por quê- porquês – porque
e) por que – por que- porquês – porque

31 comentários:

  1. eu queria a resposta. se possível. obrigada.

    ResponderExcluir
  2. por favor preciso da sua ajuda meu nome e luan sou um aluno de 7ª serie e aminha professora pediu que eu desse uma aula sobre o uso dos porque tem como vc me ajudar? entre em contato comigo meu msn é luan97cabral@hotmail.com e omeu orkut é luan_cabralitb@hotmail.com eu precisso disso para terça feira dia 04/05/2010 por favor me ajude

    ResponderExcluir
  3. adorei..............................................bjs

    ResponderExcluir
  4. é a letra E por causa do porques.A frase esta em plural e o porque tb

    ResponderExcluir
  5. tem atividae mas nao tem resposta ? Meu deus..

    ResponderExcluir
  6. voces querem tudo no mole,tem a explicacao em cima da atividade estudem mais e achem a resposta ora essa...

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito dos seus execícios, tanto de Literatura quanto os de língua portugqesa, pode me enviar os gabaritos?

    ResponderExcluir
  8. Espero que seja aprovado.

    ResponderExcluir
  9. Sou bastante esforçada, mande paramim.

    ResponderExcluir
  10. ese site e masa e muito legal

    ResponderExcluir
  11. muito educativo, adoreiiii!!!!!!
    aqui q eu aprendi todos os porques.
    com certeza quem vez esse site tem q ganhar um premio!!!!
    Very good!!!!perfect!!!

    ResponderExcluir
  12. A resposta é a letra E

    ResponderExcluir
  13. A resposta certa realmente é a letra E. Pelo simples fato de que só se usa "por quê", quando este estiver no final de frase ou depois de pausa acentuada.

    ResponderExcluir
  14. gostei isso é muito bom faça outros por favor só que com resposta viu?
    Muto obrigada tb faça com outros assuntos para ajudar as pessoas nas provas de português e/ou redação...
    Valeu *-* bjs!!!
    hihi

    ResponderExcluir
  15. ..resposta letra E.

    ResponderExcluir
  16. nossavei que LEGAU manda mais atividadi nota deiz

    ResponderExcluir
  17. gente a resposta é a letra e)hsauhsuahs
    thales gatãao

    ResponderExcluir