quarta-feira, 2 de setembro de 2009

A supremacia da TV


A televisão começou a se expandir rapidamente após o final da Segunda Guerra Mundial. Na época, o cinema monopolizava o público noturno, e rádio era um meio de comunicação de ampla penetração no cotidiano dos lares.

A televisão poderia ser vista, como um veículo de comunicação próximo ao rádio, pois ambos conduzem mensagens sociais, ou seja, informam as pessoas e funcionam como meio de atualização e os dois vão até as casas das pessoas, em vez de as pessoas irem até eles.

Para assistir a um filme ou uma peça de teatro e ir ao baile, era preciso organizar-se, porque assim como os eventos sociais era preciso escolher uma noite para sair e vestir-se adequadamente, pois era um programa diferente daquele que se normalmente se fazia à noite.

O que percebemos é que houve uma mudança de relações que as pessoas mantêm com os meios de comunicação: as pessoas não mais se programam para sair e assistir a um concerto e sim estão assistindo à televisão e se deparam com um concerto ou show musical. Portanto, não mais temos o direito de escolher o que vamos ver. Alguém faz isso por nós, de tal forma que está rebaixando a qualidade dos programas aos níveis “da massa”. Interessa vender o programa, não importa a qualidade.

Ciro Marcondes Filho (adaptado), Televisão – A vida pelo vídeo



a) Qual o fato histórico que marcou a expansão da televisão no mundo? Qual era o meio de comunicação de maior força antes da televisão?

__________________________________________________________________________________________________________________________________



b) Explique a afirmação com os dados do texto: “A televisão poderia ser vista, como meio de comunicação, mais próxima do rádio do que cinema.”

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



c) Por que o autor julga que ao ficar em casa e receber gratuitamente tudo o que a televisão oferece, o individuo perde o direito de criticar?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



2) Nas orações abaixo, indique a relação estabelecida pelas conjunções destacadas.


a) Embora o cinema monopolizasse o público noturno, a televisão começou a se expandir rapidamente após o final da Segunda Guerra Mundial.

________________________________________________________________


b) À medida que os meios de comunicação foram se transformando, as relações das pessoas com aqueles foram se modificando.




3) Delimite e classifique as orações:

a) Segundo os argumentos do autor, a televisão mudou os hábitos das pessoas.


b) Houve uma mudança de relações que as pessoas mantêm com os meios de comunicação, pois as pessoas não mais se programam para sair.


c) As pessoas continuam assistindo à televisão, mesmo que não haja um controle da qualidade na programação televisiva.


d) “Alguém faz isso por nós, de tal forma que está rebaixando a qualidade dos programas aos níveis ‘da massa ’.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário