quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Quinhentismo

Literatura Brasileira Quinhentismo Século XVI


Cara de Pero Vaz Atualizada:

Olá meu amado Rei, aqui quem fala é o Pero Vaz. Está me ouvindo bem? Peguei emprestado o celular de um nativo aqui da nova terra.
Tudo bem, o Capitão Pedro está lhe mandando um abraço. Chegamos na terça, 21 de abril, mas deixei para ligar no Domingo porque a ligação é mais barata.
É aqui tem dessas coisas. Os nativos ficaram espantados com a nossa chegada por mar, não achavam que éramos Deuses, Majestade.
Acharam que éramos loucos de pisar em um mar tão sujo. A ligação está boa? Pois é, essa terra é engraçada. Tem telefonia celular, digital, automóveis importados, acesso gratuito à Internet mas ainda tem gente que morre de malária e está cheia de criança barriguda de tanto verme. É meio complicado explicar. Se já encontramos o chefe? Olha Rei, tá meio complicado. Aqui tem muito cacique para pouco índio. Logo que chegamos a Porto Seguro tinha um cacique lá que dizia que fazia chover, que mandava prender e soltar quem ele quisesse. É, um cacique bravo mesmo...Mais para o Sul encontramos outra tribo, uma aldeia maravilhosa e muito festiva, com lindas nativas quase nuas. Seguindo em direção ao Sul, saímos do litoral e adentramo-nos ao planalto. Lá encontramos uma tribo muito grande. A dos índios Sampa. Conhecemos o seu cacique, que tinha apito mas que não apitava nada, coitado.
Dizem até que ele apanha da mulher. O senhor está rindo, Majestade?
Juro que é verdadeiro o meu relato. Como vossa Majestade pode perceber, é uma terra fácil de se colonizar, pois os nativos não falam a mesma língua. Sim, são pacíficos sim. É só verem um côco no chão para eles começarem a chutá-lo e esquecerem da vida.
Sabem, sabem ler, mas não todos. A maioria lê muito mal e acredita em tudo que é escrito.
Vai ser moleza, fica frio.
Parece que há um "Cacicão Geral", mas ele quase não é visto.
O homem viaja muito. Dizem que se a intenção for evitar encontrá-lo, é só ficar sentado no trono dele. Engraçado mesmo é que a "indiaiada" trabalha a troco de banana!!! Todo mês eles recebem no mínimo 200 bananas.
Não é piada, Majestade!! É sério!! Só vindo aqui prá ver. Olha, preciso desligar. O rapaz que me emprestou o telefone celular precisa fazer uma ligação. Ele é comerciante.
Disse que precisa avisar ao povo que chegou um novo carregamento de farinha. Engraçado... eles ficam tão contentes em trabalhar...
A cada mercadoria que chega, eles sobem o morro e soltam rojões.
É uma terra muito rica, Majestade. Acho que desta vez acertamos em cheio.
Isso aqui ainda vai ser o país do futuro...
Autor desconhecido


Questões

01. São características da poesia do Padre José de Anchieta:
a)linguagem cômica, visando a divertir os índios; expressão em versos decassílabos, como a dos poetas clássicos do século XVI
b)a temática, visando a ensinar os jovens jesuítas chegados ao Brasil
c)função pedagógica; temática religiosa; expressão em redondilhas, o que permitia que fossem cantadas ou recitadas facilmente
d)temas vários, desenvolvidos sem qualquer preocupação pedagógica ou catequética
e)n.d.a.

02. (UFV) Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados.
(ANCHIETA, José de. O auto de São Lourenço [tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.]p. 110)
Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão:
a)A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa
b)Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível
c)Os meninos índios são figura alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista
d)Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés
e)Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus

03. A importância das obras realizadas pelos cronistas portugueses do século XVI e XVII é:
a)caracterizar a influência dos autores renascentistas europeus
b)sobretudo documental
c)a deterem sido escritas no Brasil e para brasileiros
d)determinada exclusivamente pelo seu caráter literário
e)n.d.a.

04. As primeiras manifestações literárias que se registram na Literatura Brasileira referem-se a:
a)Literatura informativa sobre o Brasil (crônica) e literatura didática, catequética (obra dos jesuítas)
b)Poesia épica e prosa de ficção
c)Obras de estilo clássico, renascentista
d)Poemas românticos indianistas
e)Romances e contos dos primeiros colonizadores

05. Anchieta só não escreveu:
a)autos religiosos, à maneira do teatro medieval
b)um dicionário ou gramática da língua tupi
c)cartas, sermões, fragmentos históricos e informações
d)poesias em latim, portugueses, espanhol e tupi
e)sonetos clássicos, à maneira de Camões, seu contemporâneo

06. (UNIV. FED. DE SANTA MARIA) Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a)Inicia com Prosopopéia, de Bento Teixeira
b)É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica
c)Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo
d)Os textos que a constituem apresentam evidente preocupação artística e pedagógica
e)É formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese

07. (UNISA) A “literatura jesuíta”, nos primórdios de nossa história:
a)visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral
b)tem grande valor informativo
c)está a serviço do poder real
d)tem fortes doses nacionalistas

08. A literatura de informação corresponde às obras:
a)arcádicas
b)de jesuítas, cronistas e viajantes
c)barrocas
d)do Período Colonial em geral

09. Qual das afirmações não corresponde à Carta de Caminha?
a)Composição sob forma de diário de bordo
b)Observação do índio como um ser disposto à catequização
c)Aproximações barrocas no tratamento literário e no lirismo das descrições
d)Mistura de ingenuidade e malícia na descrição dos índios e seus costumes
e)Deslumbramento diante da exuberância da natureza tropical

10. Dentre os principais autores do quinhentismo temos:
I - Ambrósio Fernandes Brandão
II - Pero Lopes e Sousa
III - Pero de Magalhães Gândavo
a)I e II estão corretas
b)I e III estão corretas
c)I e II e III estão corretas
d)II e III estão corretas
e)I e II e III estão incorretas.

7 comentários:

  1. voces não têm o gabarito?

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  2. Olá Gabi, será que você poderia postar o GABARITO das questões acima !?

    Obrigado,
    Abraços!

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  3. gostaria que enviasse a resposta sobre a Carta de Pero Vaz. Achei interessante

    e-mail: Chriskely7@hotmail.com
    Christiane Kely

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  4. 1)c
    2)e
    3)b
    4)a
    5)e
    6)b
    7)a
    8)b
    Fernanda
    9)c
    10)c

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  5. 1)c
    2)e
    3)b
    4)a
    5)e
    6)b
    7)a
    8)b
    9)c
    10)c
    Fernanda

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  6. Valeu pelas respostas..!só espero q estejam cerertas.. hahaa.. *-*

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  7. Consegui o Gabarito
    01)C
    02)E
    03)B
    04)A
    05)E
    06)B
    07)A
    08)D
    09)C
    10)C

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