quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Literatura - Introdução

OS ESTILOS DE ÉPOCA


Podemos fazer a seguinte evolução, que procura englobar todos os movimentos desde os tempos dos gregos e romanos. Daremos, sempre, uma sintética visão de cada um dos Estilos.

1 Classicismo greco-romano: Visão pagã do homem, apresentado como um ser perfeito, quase um super-herói. Busca da expressão perfeita. Culto da objetivamente. Antropocentrismo, isto é, o homem no centro dos interesses e objetivos (da arte).

2 Medievalismo: Visão cristã. A terra é passagem para o céu, que é a verdadeira preocupação do homem. Este é um ser imperfeito quanto ao corpo, que é necessário purificar. Religiosidade e subjetivismo. Teocentrismo (Deus passa a ser o centro de tudo),

3 Classicismo e Renascimento: Negação dos princípios medievais e valorização da estética greco-romana. Super-homens, símbolos do predomínio da terra e do corpo sobre o céu e alma. Culto da perfeição, da objetividade.

4 Barroquismo: Tentativa de combater a volta ao espírito pagão, dominante no Renascimento. Procura a fusão céu + terra, espírito + matéria, alma + corpo. Esta fusão impossível cria angústia, contradições, aparência de confusão e imperfeição. É o estilo da Contra-Reforma.

5 Arcadismo, Neoclassicismo: Busca a calma e a simplicidade, perdidas durante o Barroco. Procura-se o ideal da vida no contato com a terra, o campo (Arcadismo) ou no culto das ciências e na volta ao Classicismo (Iluminismo e Neoclassicismo).

6 Romantismo: É o estilo da revolução Francesa, que, por si mesma, é o símbolo do ideal nacionalista, popular e da negação do passado clássico elitizante. É o culto do amor, do mistério, do exótico, do passado medieval como berço da nacionalidade. É a fuga do meio social, através da “viagem” ao próprio Eu, ao passado, à natureza. É o estilo da liberdade.

7 Realismo, Parnasianismo, Naturalismo: Negação da fuga romântica, valorizando-se o real, o contemporâneo. Negação do sonho, do subjetivismo e culto do retrato fidedigno, do relato da “vida como ela é” (Realismo) ou, mesmo, do enfoque de tipos e fatos os mais torpes e podres (Naturalismo). Ideal da perfeição e da objetividade. Na poesia, o Parnasianismo. É o estilo do materialismo, do cientificismo ateu, do evolucionismo de Darwin.
Temas sociais e atividades de trabalho aparecem, constantemente, nas obras da Época Realista.

8 Simbolismo: O homem, saturado do real-material, procura, no sonho, a perfeição. Culto do inconsciente, do Exótico, do Indizível.

9 Modernismo: Tentativa de renovação total através do combate violento de quase todo o passado. Busca da nova maneira de expressar o que jamais foi enfocado. Diversas e contraditórias correntes, algumas com o propósito implícito de escandalizar o burguês. Pesquisa de novas expressões e de expressão de novas “realidades”, muitas até então inexploradas. É uma libertação maior ainda que a romântica

As eras literárias brasileiras

A literatura brasileira tem sua história dividida em 2 grandes eras: que acompanham a evolução política e econômica do país: a Era Colonial e a Era Nacional, separadas por um período de transição, que corresponde à emancipação política do Brasil. As eras apresentam subdivisões chamadas de escolas literárias ou estilos de época. Dessa forma, temos:

Era Colonial: de 1500 a 1808

- Quinhetismo, de 1500 a 1601: conjunto de textos sobre o Brasil, que evidenciam a condição brasileira de terra nova a ser conquistada.

- Seiscentismo ou Barroco, longo período que se estende de 1601 a 1768.

- Setecentismo ou Arcadismo, de 1768 a 1808, constitui no que poderíamos chamar, verdadeiramente, o primeiro momento de uma literatura sistematizada produzida no Brasil.

Período de transição: de 1808 a 1836

A turbulência dos acontecimentos políticos dominou a cena a ponto de não encontrarmos, nesse período, uma única obra literária significativa.

Era Nacional: de 1836 até nossos dias

- Romantismo, de 1836 a 1881, é a 1ª escola literária com traços genuinamente nacionais.

- Realismo, de 1881 a 1893, o que denominamos aqui escola realista constitui um amplo movimento literário que envolve três tendências distintas: romance realista, romance naturalista e poesia parnasiana.

- Simbolismo, de 1893 a 1922

- Modernismo, de 1922 até nossos dias atuais, representa o grande divisor de águas da literatura brasileira, estabelecendo os limites entre o velho e o novo, entre o ultrapassado Brasil rural e o moderno país industrial e urbano.


Atividades


1. Numere os parênteses, estabelecendo a correspondência entre o movimento literário e sua característica.

1. Romantismo

2. Parnasianismo

3. Simbolismo

4. Modernismo

( ) Predomínio do sentimento e do sonho sobre a lógica e a razão.

( ) Desmistificação dos ideais passados, linguagem coloquial, liberação da forma.

( ) Ideal de arte pura, com emprego de recursos plásticos da linguagem em versos perfeitos.

( ) Busca do divino e do transcendental; escolha das palavras pela musicalidade e pela interrelação com os sentidos



2. Entre as palavras sublinhadas, no poema “As rosas do tempo”, são conotativas:


As rosas do tempo

Admirável espírito dos moços

A vida te pertence. Os alvoroços,

As iras e entusiasmos que cultivas

São as rosas do tempo, inquietas, vivas.

Erra e procura e sofre e indaga e ama,

Que nas cinzas do amor perdura a flama.

(Carlos Drummond de Andrade)


a) rosas, cinzas, flama.

b) admirável, rosas, cinzas

c) moços, entusiasmos, rosas

d) cinzas, flama, admirável

e) entusiasmos, rosas, flama


3. Segundo o texto abaixo, qual é a condição fundamental para a condição poética?


A um passarinho

Para que vieste

Na minha janela

Meter o nariz?

Se foi por um verso

Não sou mais poeta

Ando tão feliz!

(Vinícius de Moraes)

Um comentário:

  1. Ana Gabriela o seu blog é muito bom.
    Parabéns!!!
    De vez em quando vou consutá-lo. sou professora do ensino médio.MAIS UMA VEZ OBRIGADA!

    ResponderExcluir