quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Figuras de Linguagem

A linguagem científica prima pela exatidão, pela precisão, pela correção, pela objetividade. O texto literário, no entanto, se marca por desvios em relação ao significado das palavras ou às próprias construções.
Por apresentar desvios, que também são conhecidos como figuras, diz-se que a linguagem usada pela literatura é figurada. É isso que vamos estudar nessa parte do livro. Para tal, dividimos essas figuras em grupos.

2.1 Metáfora (e suas variações)
Um homem, ao dirigir-se a uma mulher, diz: “Você é o sol da minha vida.”
Considerando que mulher não é sol, percebe-se que esta palavra (sol) está em sentido conotativo, ou seja, figurado. O que ele quer dizer pé que ela “o ilumina”, “o orienta”, “o aquece”, “é o centro de seus interesses”, “o mantém em órbita”...
Enfim, ele se coloca como um planeta, para o qual o sol é o próprio sentido e motivo da existência.
A esse processo de criação lingüística, que envolve uma comparação implícita, dá-se o nome geral de metáfora, a qual, por sua vez, se inclui num grupo mais amplo, o das figuras semânticas.
Vamos, agora, ver as mais comuns.

1.Metáfora
Troca ou relacionamento de palavras em que há uma construção figurada baseada na semelhança, isto é, um critério subjetivo e de contexto intelectual (não aparece o termo comparativo)
“Qualquer ruído, dizia, era faca em seus ouvidos” (Marina Colassanti)

2. Símile ou Comparação
É parecida com a metáfora, porém apresenta o termo comparativo presente.
“Partiu-se meu rosto em chispas / como as estrelas num poço”.(Cecília Meireles)

3. Personificação ou prosopopéia
É um tipo de metáfora em que se atribui qualidade, ação ou condição humana a coisas ou seres não humanos.
“As grandes árvores nem se mexem, pois não dão confiança a essa brisa, mas as plantinhas miúdas ficam felizes”.(Aníbal Machado)

4. Hipérbole
É também uma variação da metáfora, mas seu nome indica que se baseia num exagero.
“Até nosso céu eles espanaram” .(João Cabral de Melo Neto)
“Não o vejo há milhões de anos.”

5. Catacrese
É o uso impróprio, porém, já comum, de uma palavra por outra.
“... o Zaca o intimou com uma navalha cheia de dentes a fazer uma serenata”.(Manuel Bandeira)

6. Eufemismo
Também é da família da metáfora, mas tem o objetivo de suavizar uma idéia desagradável ou grosseira.
“O meu último sono, eu quero assim dormi-lo:
- Num largo descampado...” (Vicente de carvalho)
Às vezes, o Eufemismo ganha um tom humorístico. A mesma idéia de morte é percebida em:
“Ele vestiu um paletó de madeira”.

7. Sinestesia
É um tipo bem especial de metáfora. Consiste na mistura de elementos sensoriais.
“A luz gelada e pálida diluindo”.(Cruz e Souza)
(visão X tato)

2.2 Metonímia (e suas variações)
É o segundo grande eixo das figuras semânticas. Diferentemente da metáfora, que se baseia num eixo de concentração, a metonímia se caracteriza por uma relação ou troca de palavras em que ocorra uma contigüidade, isto é, uma aproximação objetiva, devido à ocupação de espaços próximos no universo.

“Os olhos claros da mulher pediram-lhe com doçura...” (Carlos Drummond de Andrade)
“olhos” substituem “mulher”

Agora é hora de estudar uma por uma.

1.Metonímia
Observe que se trocam (ou se relacionam) as palavras baseando-se na aproximação dentro do universo ou do contexto.
“Abriu uma torneira do banheiro para lavar o sono do rosto”.(Luís Fernando Veríssimo)
Há um tipo especial de metonímia que, na verdade, troca o “todo” por uma “parte”, que tem o nome de Sinédoque.
“O Ford quase o derrubou e ele não viu o Ford”.(Alcântara Machado)

Outro tipo de metonímia que tem nome especial é o Símbolo, que consiste na mistura do concreto com o abstrato.
“A cruz é a salvação do século.” (Tristão de Ataíde)


2. Perífrase
É o uso de uma expressão para substituir uma palavra, caracterizando-se por um “rodeio frasal”.
“A pátria de Alexandre se impunha ao mundo conhecido”.(Roberto Rinazzo)
(= Macedônia)

Há uma perífrase especial conhecida como Antonomásia, que consiste num “quase” apelido.
“Todos amam o Poeta dos escravos.”
(= Castro Alves)

3.Antítese
O que aproxima as palavras trocadas ou relacionadas é a oposição.
“Abaixo – via a terra – abismo de treva!
Acima – o firmamento – abismo de luz!” (Castro Alves)
Há dois tipos de Antítese, com razoável presença em concursos.

a)Paradoxo
É a oposição de raciocínios, já que há ilogicidade na idéia.
“Estranha paixão: quanto mais ódio, mais amor.” (Fagundes Varela)

b)Oxímoro
É a oposição de idéias no mesmo grupo sintático
“Amor é um contentamento descontente.” (Camões)

2.3 Ironia (e assemelhadas)
Colocamos neste grupo, além da própria ironia, outras que provocam efeitos expressivos curiosos, normalmente com intenção de humor.
1.Ironia
É, com clara intenção, comunicar exatamente o contrário do que se diz.
“... o velho começou a ficar com aquela bonita expressão cadavérica.” (Stanislau Ponte Preta)

2.Ambiguidade
É quando, intencionalmente, se provoca o duplo sentido, para conseguir o efeito estilístico desejado.
“Deixa-me, fonte! “Dizia / A flor, tonta de terror. / E a fonte, sonora e fria, / Cantava, levando a flor.”
(Vicente de Carvalho)
Dois sentidos: oposto a quente ou insensível, indiferente

Cuidado! Não havendo a intenção estilística, a ambiguidade pode ser considerada como um vício de linguagem (“erro” de construção frasal):
O aluno pediu ao professor para contar a verdade.
Eu vi o desmoronamento do barracão.
O rapaz olhava para a moça com olhar lânguido.

3. Clichê ou Chavão
É, na verdade, um tipo de metáfora, que, pelo uso excessivo, se torna muito comum, a ponto de não parecer linguagem figurada.
“Existem pedras no caminho da reeleição do governador”.
(= obstáculos)

4.Paranomásia
É um jogo de palavras, motivado pela simples aproximação sonora.
“Há quem faça obras / eu apenas / solto as minhas cobras”. (Sebastião Uchoa Leite)

• Às vezes, envolve o que se chama trocadilho:
“Não confunda carioca turista com caricaturista!”

2.4 Outros recursos estilísticos

a)Figuras sintáticas

1.Pleonasmo
É uma repetição; normalmente, para efeito estilístico, tem uma intenção enfática e retoma uma função sintática.
“A monocultura exclusiva do café não é boa para o solo.”
“Vi tudo com meus próprios olhos”.

2.Assíndeto
É a ausência intencional do conectivo coordenativo.
“Vim, vi, venci”.(César, imperador de Roma)

3.Polissíndeto
Ao contrário do anterior, é a repetição, com intenção expressiva, da conjunção coordenativa.
“... as casas são pobres e os homens são pobres, e muitos são parados e doentes e indolentes... ”(Rubem Braga)

4.Anáfora
É a repetição de palavra(s) no início da(s) estruturas(s) sintática(s).

“Fitar-te, ó flor do babilônio rio,
Fitar-te a medo no salgueiro oculto.” (Castro Alves)

Há uma variação chamada anadiplose, que consiste em começar a nova estrutura com a última palavra da anterior. Veja.
“Ofendi-vos, meu Deus, é bem verdade,
Verdade é, meu Senhor, que hei delinqüido,
Delinqüido vos tenho, e ofendido;
Ofendido vos tem minha maldade.” (Gregório de Matos)


5. Apóstrofe ou Invocação
É uma interpelação marcante.
“Deus, ó Deus, onde estás que não respondes?” (Castro Alves).

6. Silepse
É o desvio de concordância. Pode ser:
- de gênero
V.Sª mostrou-se atento aos problemas do povo, Sr prefeito.”
(feminino X masculino)

- de número
“Corriam gente de todos os lados e gritavam...”
(plural X singular)

- de pessoa
“Os cariocas somos especiais.”
(3ª pessoa X 1ª pessoa)

b) Figuras de estilística fonológica
1. Aliteração
É a repetição das consoantes no início das palavras
“Esperando parada pregada na pedra da pedra do porto”.(Chico Buarque de Holanda)

2.Eco
É a sucessão de palavras com final igual ou semelhante
“Era ela, Arabela. Como estava bela!” (Ciro dos Anjos).

3.Onomatopéia
É a figura pela qual se tenta reproduzir os sons por meio de palavras existentes ou criadas para esse fim.

“Tinir de ferros... estalar de açoite”.(Castro Alves)
“Só ouvia o tique-taque do relógio”.

4. Rima
É a coincidência de sons no final dos versos, ou, raramente, no meio deles.
“Vês?! Ninguém assistiu ao formidável
Enterro de tua última quimera
Somente a ingratidão – essa pantera
Foi tua companheira inseparável! (Augusto dos Anjos)

Atividades


Texto 1
Receita de acordar palavras
Palavras são como as estrelas
facas ou flores
elas têm raízes pétalas espinhos
são lisas ásperas leves ou densas
para acordá-las basta um sopro
em sua alma
e como pássaros
vão encontrar seu caminho.
(Roseana Murray, em “Receitas de Olhar”)

1.Os dois primeiros versos se constroem por meio de um(a):
a) exagero
b) mentira
c) erro
d) gradação
e) comparação

2. Versos livres são os que não tem métrica, e brancos, os que não têm rimas. Analisando-se o poema, percebe-se que seus versos são:
a) livres e rimados
b) metrificados e brancos
c) livres e brancos
d) metrificados e rimados
e)impossíveis de confirmar

3. O tema do texto, é na verdade:
a) a própria poesia
b) a palavra
c) a alma das palavras
d) o caminho da vida
e) a vida em si

4. No título, há uma clara prova de que a linguagem do poema é literária. Assinale-a.
a) o uso denotativo do verbo acordar
b) a referência à palavra “palavras”
c) a presença da preposição “de”
d) o emprego conotativo da palavra receita
e) o não aparecimento do tema real do texto

5. A função da linguagem predominante do texto, além da poética, é:
a) emotiva
b) metalingüística
c) conotativa
d) fática
e) referencial

6. “O sopro na alma das palavras” significaria, segundo o texto;
a) a forma poética
b) uso de metrificação adequada
c) a procura das melhores rimas
d) a mensagem que exprima o conteúdo
e) a intenção de sugestionar o ouvinte

Texto 2
Consoada
“Quando a indesejada das gentes chegar
(não sei se dura ou caroável)
talvez eu tenha medo
talvez sorria ou diga:
- Alô, Iniludível

O meu dia foi bom, pode a noite descer
(a noite com seus sortilégios).
Encontrará lavrado o campo, a casa limpa,
a mesa posta,
com cada coisa em seu lugar.”
(Manuel Bandeira)

7. Indique a afirmativa que está em DESACORDO com as idéias expressas no texto 2.
a) O poeta apresenta um tom de ironia amarga.
b) O poeta aborda o tema da morte.
c) O título marca a recepção à “ilustre” personagem cuja presença é certa.
d) Os significantes “Indesejada”, “Iniludível” e “noite” equivalem-se semanticamente.
e) Há certeza, mas profundo sofrimento com relação à visita inesperada.

Descobrimento
Abancado à escrivaninha em São Paulo
Na minha casa da Rua Lopes Chaves
De supetão senti um friúme por dentro.
Fiquei trêmulo, muito comovido
Com o livro palerma olhando pra mim.

Não vê que me lembrei que lá no norte, meu Deus! Muito longe de mim
Na escuridão ativa da noite que caiu
Um homem pálido magro de cabelo escorrendo nos olhos,
Depois de fazer uma pele com a borracha do dia, Faz pouco se deitou, es´t dormindo.

Esse homem é brasileiro que nem eu.
(Mário de Andrade)

08. Pela comparação entre o título e o conteúdo do poema, percebe-se uma intenção.
a) eufemística
b) onomatopaica
c) simbólica
d) metafórica
e) hiperbólica

09. No quinto verso, há uma figura chamada:
a)metonímia
b)ironia
c)prosopopéia ou personificação
d)símile ou comparação
e)catacrese

10. No último verso, temos um (a):
a)metonímia
b)comparação
c)metáfora
d)paralelismo
e)catacrese

11. Numere, de acordo com as indicações:
1.Hipérbole
2.Personificação
3.Símile
4.Eufemismo
5.Catacrese
6.Antítese
a) ( ) “Ó morte, tu és o porque da minha vida.”
b) ( ) “Embarcamos no ônibus das oito.”
c) ( ) “A onda do mar beijava a Branca areia.”
d) ( ) “Ela agiu como uma leoa na defesa dos filhos.”
e) ( ) “Serão séculos de angústia em meu coração.”
f) ( ) “Vovô entregou a alma a Deus...”

12. Identifique a silepse: 1- de gênero; 2- de número; 3- de pessoa e 4- de gênero e número.
a) ( ) “Os homens sois, naturalmente, infiéis...” (Clarice Lispector)
b) ( ) “Era uma torcida fascinante, gritavam animados todo o tempo...”(Stanislaw Ponte Preta)
c) ( ) “Povo bom é aquele, tiram de letra misérias e injustiças.” (Plínio Marcos)
d) ( ) “V.M é muito impetuoso.” (Alexandre Herculano)

Fanatismo

"Minh'alma, de sonhar-te, anda perdida
Meus olhos andam cegos de te ver!
Não és sequer a razão do meu viver,
Pois que tu és já toda a minha vida!
Não vejo nada assim enlouquecida...
Passo no mundo, meu Amor, a ler
No misterioso livro do teu ser
A mesma história tantas vezes lida!
"Tudo no mundo é frágil, tudo passa..."
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
"Ah ! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus : Princípio e Fim."
Florbela Espanca



Interpretação do poema
1. Por que o título do poema é “Fanatismo”? Qual a passagem do poema que melhor justifica esse título?


2. No verso “Meus olhos andam cegos de te ver!” há a predominância de uma figura de linguagem. Que figura é essa?


3. Sobre verso final do poema “Que tu és como Deus : Princípio e Fim.”, podemos dizer que:
a) Há uma comparação entre Deus e o homem amado, caracterizada pelo comparativo como.
b) Há uma hipérbole, já que houve um exagero ao comparar o homem amado a Deus.
c) Há uma metáfora, pois o homem amado é colocado no lugar de Deus na adoração da poeta.


4. Que impressão o poema lhe causou? Qual, na sua opinião, é o sentimento do eu - lírico?

5. Classifique as figuras de linguagem presentes nos fragmentos abaixo:

a) Você é o sol da minha vida.

b) O pé do vaso está quebrado.

c) Seus olhos brilham como estrelas.

d) O tilintar dos metais.

e) Esse homem é uma fera!

f) Meu coração é um almirante louco.

g) O rapaz lhe estendeu uma folha. Era um poema.

h) Já lhe disse isso um milhão de vezes.

i) A mocidade é um noivado.

j) Bebeu dois copos cheios.

l) O tique-taque dos relógios.

m) O livro está cheio de orelhas.

n) O carro andava, corria, voava.

o) Ele entregou a alma a Deus.

p) As árvores são imbecis: se despem justamente quando começa o inverno.

q) Oh, Deus, onde estás?

r) Existem pedras no caminho.

s) Quase morri de estudar.

t) Vi tudo com os meus próprios olhos.

u) Ele está lendo Jorge amado.

v) Ele é bravo como um leão.

x) Que bonita expressão cadavérica!

z) Ele comprou um Ford.

6. Exercício sobre metáfora, comparação e personificação 

a) A guerra é um monstro devorador. (____________________)

b) A paixão é como um fogo. (__________________)

c) O mar é a mais larga estrada…(____________________)

d) Santarém é um livro de pedra. (____________________)

e) Hoje o vento levantou-se zangado. (____________________)

f) A formiga recusou aceder ao pedido da cigarra. (____________________)

g) Os seus cabelos pareciam fios de ouro…(____________________)

Tem o coração duro como uma rocha. (____________________)

h) Os frutos desta árvore são doces como o mel. (__________________)
i) Os teus olhos são duas pérolas. (____________________)

j) As rãs do charco tagarelavam umas com as outras. (___________________)

109 comentários:

  1. gostaria de receber o gabarito dessas atividades, por favor

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana, trabalho com alunos da Eja de 5ª a 8ª ,neste momento estou trabalhando Figuras de Linguagem , gostaria de sugestões ludicas para trabalhar tal asunto , ja que ele é um pouco repetitivo e trabalha muito a lingua literária. Bjos , gostei muito de seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de adquirir o gabarito dessa atividade!!! Bjus
    denilma_maria@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. 2gostaria de receber o gabarito das atividades

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Estive pesquisando atividades sobre Figuras de Linguagem e me deparei com seu blog. Gostei das atividades e gostaria de receber através de meu e-mail o gabarito. Se for possíviel, claro!.
    Também sou professora e trabalho as mesmas disciplinas suas, no mesmo nível de ensino.
    Peço favor enviar o gabarito para: josy_blenes@hotmail.com

    Grata: Jôsirene

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Você pode enviar o gabarito com as respostas?
    Achei bastante interessante os exercícios.

    Obrigada,
    Lu

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Gostei muito de seu blog.
    So gostaria de receber o gabarito.



    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Oi gostei muito este blog!!!
    Gostaria de receber o gabarito!!!

    ResponderExcluir
  9. Estou estudando figuras de linguagem e gostaria de receber o gabarito da atividade que achei muito interessante

    ResponderExcluir
  10. Olá, gostaria de receber o gabarito. lucianagraunkesch@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  11. por gentileza, como eu faço para conseguir o gabarito dos exercícios?
    Obrigada
    sbomfiglio@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  12. e boom meus alunos estao amandoo

    ResponderExcluir
  13. Oi!Gostei muito das atividades no seu Blog,seria possível enviar-me por e-mail o gabarito? elietematos@rocketmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  14. gostaria de receber o gabarito desta atividade
    willianacastro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. adorei as atividades,seria possivel enviar-me por e-mail o gabarito?
    alessandra.c2008@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  16. Minha filha, manda o gabarito, ninguém merece!!!!!

    ResponderExcluir
  17. gostaria de receber o gabarito das ativides se possivel mande para meu email : rebekamarciao@hotmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  18. Adorei a atividade, mas gostaria se possível receber o gabarito, pois tem questões que ainda geram dúvidas. desde já obrigada. se possível mande no email da nossa escola: carlotopinheiro_jtm@hotmail.com
    Um grande abraço e o blog é show!
    Coordenadora Conceição

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de receber o gabarito dos exercicio apresentados pelo e-mail ghattas@icn.com.br
    Obrigada

    ResponderExcluir
  20. amei seu blogger.gostaria que me enviasse pore-mail o gabarito das atividades. crysmello-cv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Gostaria mto do gabarito desta atividade, pois estou trabalhando algumas figuras de linguagem e gostei desta atividade obg. sou professora

    marcia.pss@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. queria muito gfabarito

    ResponderExcluir
  23. Achei muito interessante os exercícios.Gostaria de receber o gabarito .elmamedeirosmf@hotmail.com

    ResponderExcluir
  24. Olá
    Gostei das atividades,são muito interessantes e gostaria de receber o gabarito.janainasillva@yahoo.com.br
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  25. OLA POR GENTILEZA ESTOU ESTUDANDO PARA UMA PROVA E ME DEPAREI COM O SEU BLOG ADORARIA RECEBER O GABARITO POR EMAL raY_rodrigues115@hotmail.com estarei esperando obrigada! adorei o seu blog aprendi com facilidade!

    ResponderExcluir
  26. eu gostaria do gabarito
    envie para
    veronicaamaral07@hotmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  27. gostei muito do seu blog e gostaria que você mandace o gabarito para: saposapo15@hotmail.com
    Obrigada!
    o seu blog me ajudou muito nos estudos para a minha prova de redação que farei em breve.

    ResponderExcluir
  28. Olá, gostaria de receber o gabarito, muito obrigada pela atençao. O email e taina96natalia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  29. POEM O GABARITO POR GENTILEZA !!!!!!NADA COMO UM BLOG DE EXERCICIOS COM RESPOSTAS,ELE SE TORNA MUITO RICO..

    ResponderExcluir
  30. POR FAVOR GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO DESSES EXERCICIOS ENVIE P MEU E-MAIL (rosivanecamargo@hotmail.com).Agradeço se enviar.

    ResponderExcluir
  31. ADOREI O SEU BLOG.
    GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO DAS ATIVIDADES.
    anamariachiamenti@hotmail.com.

    ResponderExcluir
  32. ADOREI TEU BLOG. POR FAVOR MANDE-ME O GABARITO DA ATIVIDADE. UM ABRAÇO.
    anamariachiamenti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Gostei bastante do blog, nossos alunos precisam de explicaçoes como estas...

    ResponderExcluir
  34. gostaria do gabarito. os exercicios sao muito legais email:rodriguesbolado@hotmail.com

    ResponderExcluir
  35. oi gostei muito do blog gostaria de receber os gabaritos das quesões acima

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito da atividade. Gostaria de receber o gabarito.
    marialuciete@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá, gostaria de receber o gabarito.


    bia_frizzo@hotmail.com

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  38. Também gostaria de que o gabarito estivesse postado no blog, uma vez que é útil para estudar para provas e tirar dúvidas.

    ResponderExcluir
  39. EDIFATIMA,
    MUITO BOM SE BLOG, PARABÉNS. POR FAVOR DÁ PRA VC MANDAR-ME O GABARITO COM RESPOSTAS POR FAVOR. OBGDA. edi_freitas-souza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  40. OI, PARABÉNS PELA MÁTÉRIA, AMEI, MAS POR FAVOR MANDA-ME O GABARITO COM A RESPOSTA. OBRGDA. edi_freitas_souza@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. OI GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO TAMBÉM, GOSTEI MUITO DA SUA ATIVIDADE. MEU E-MAIL soninha.correia@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  42. OLÁ TUDO BEM? AMEI A ATIVIDADE GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO .
    12 DE ABRIL DE 2011.
    alvanypompeu2009@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. oi manda o gabarito para mim por favor estou estudando para uma prova e preciso para saber como estou me saindo esse é meu e-mail anieli_roks@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. QUESTOES SEM GABARITO
    TO CAGADO!

    ResponderExcluir
  45. e se nao aceita eh porque n sabe as resposta

    ResponderExcluir
  46. me manda o gabarito assim que puder, por favor.
    izamirella_@Hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. oi gostaria do gabarito patimendes17@yahoo.com.br. muito obrigada.

    ResponderExcluir
  48. ei preciso do gabarito pf!
    raphael.a.l@hotmail.com

    ResponderExcluir
  49. oi amei gostaria de receber gabarito evamvalim@gmail.com

    ResponderExcluir
  50. Aki pq vc não coloca as respostas dos exercicios no blog tb né seria bem melhor DÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃ!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  51. gostaria de receber o gabarito dessa atividade. obrigada. jose_bastos38@hotmail.com

    ResponderExcluir
  52. gostaria de receber o gabarito
    tiagotimao100@hotmail.com

    ResponderExcluir
  53. OI QUERIA SE POSSIVEL O GABARITO DESTE EXERCICIO, MEU EMAIL - evandrorochareinaldo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  54. Vanusa disse....
    Gostei muito do seu blog, por gentileza me envie o gabarito, obrigada.
    vanusa-gui@hotmail.com

    ResponderExcluir
  55. Olá, tudo bem? Amei os exercícios, pude usá-los para montar uma apostila para os alunos! Ficou ótima!! Gostaria, se fosse possível, que me enviasse o gabarito por e-mail.
    angelicaserafimoliveira@hotmail.com
    Obrigada!!

    ResponderExcluir
  56. Oi, bom dia,. Sou professora de língua portuguesa e gostaria de receber o gabarito desta atividade.
    yandracohim@hotmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  57. Ola,adorei o exercício, muito bom para trabalhar em sala de aula, se puder me envie o gabarito obrigada.
    marcia.pss@hotmail.com

    ResponderExcluir
  58. Adorei os exercícios, poderia me mandar o gabarito. sgoreth@bol.com.br

    ResponderExcluir
  59. ola boa noite...gostaria que me enviasse o gabarito destes exercícios...eles são excelentes. parabens - luiz.chuim@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. ADOREI. MAS POR GENTILEZA, VOCÊ PODE ENVIAR O GABARITO PARA O E-MAIL: familyefvieira@hotmail.com

    AGUARDO,
    OBRIGADA

    ResponderExcluir
  61. BOM DE MAIS.
    QUERO RECEBER O GABARITO.
    FAVOR ENVIAR PARA:
    gans27@hotmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  62. Amei a atividade!!! Eu gostaria de receber por e-mail o gabarito.Ficarei contente. O MEU E-MAIL É iraneidealexandre@yahoo.com.br
    Aguardo resposta e ficas com Deus.

    ResponderExcluir
  63. Muito bom ! por favor, me envie o gabarito !
    teteu.kun@hotmail.com

    Aguadando.

    ResponderExcluir
  64. GOSTEI MUITO DAS QUESTÕES!!! E GOSTARIA DO GABARITO P/ CONFIRMAR MINHAS RESPOSTAS.
    POR GENTILEZA PODERIA ENVIAR O GABARITO P/ O EMAIL anrachas@uol.com.br
    DESDE JÁ MUITO OBRIGADO!

    ResponderExcluir
  65. Adorei as atividades! Gostaria muito de receber o gabarito.
    monickmonteiro@hotmail.com

    ResponderExcluir
  66. Eu gostaria de receber o gabarito dessas atividades, por favor!!!
    Email: leo.morini.nn@gmail.com

    ResponderExcluir
  67. Eu gostaria de receber o gabarito dessas atividades, por favor!!!
    Email:mnagilalv@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Estive pesquisando atividades sobre Figuras de Linguagem e me deparei com seu blog. Gostei das atividades e gostaria de receber através de meu e-mail o gabarito. Se for possíviel, claro!.
    Também sou professora e trabalho as mesmas disciplinas suas, no mesmo nível de ensino.
    Peço favor enviar o gabarito para msspeixoto@hotmail.com

    ResponderExcluir
  69. adorei as questoes..me mande por favor o gabarito

    ticy_14@hotmail.com
    agradeço.

    ResponderExcluir
  70. Por favor, preciso do gabarito. Gostaria de recebê-lo . Se for possível.
    Agradeço.
    cidaaoliveira@bol.com.br

    ResponderExcluir
  71. Olá eu gostaria que me enviasse o gabaritos dessas atividades. Obrigada.crispuc@ig.com.br

    ResponderExcluir
  72. Olá querida, gostaria que enviasse o gabarito por favor! Se puderes enviar ainda hoje agradeço-te bastante.
    mese_29@hotmail.com

    ResponderExcluir
  73. Estive pesquisando atividades sobre Figuras de Linguagem e me deparei com seu blog. Gostei das atividades e gostaria de receber através de meu e-mail o gabarito. Se for possíviel, claro!.
    Também sou professora.Peço favor enviar o gabarito para itailiane.sousa@gmail.com

    ResponderExcluir
  74. Boa noite,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, e as atividades são ótimas. Se possível gostaria que me enviasse o gabarito; meu e-mail: almequeiroz@yahoo.com.br . Obrigada e até breve.

    ResponderExcluir
  75. Olá querida, gostaria que enviasse o gabarito por favor! Se puderes enviar ainda hoje agradeço-te bastante.cristianecarotta@hotmail.com

    ResponderExcluir
  76. Muito boas as atividades! Se possível, gostaria que me enviasse o gabarito, por favor!
    Mau e-mail é mariana2999@yahoo.com.br

    Desde já agradeço.

    Mari.

    ResponderExcluir
  77. Adorei as atividades e gostaria de receber o gabarito, obrigada, anapaulinhapg81@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  78. Adorei as atividades e gostaria de receber o gabarito, obrigada, cibelesfaria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  79. Boa noite,

    Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog, e as atividades são ótimas. Se possível gostaria que me enviasse o gabarito; meu e-mail: jujuanja@hotmail.com

    Desde já grata!

    ResponderExcluir
  80. Boa noite!
    Gostei muito da forma como foi apresentada as atividades. Sou professor e gostaria muito do gabarito: pclfaustino2009@hotmail.com

    Desde de já, muito obbrigado!

    ResponderExcluir
  81. Adorei esta atividade e gostaria de receber o gabarito. Meu email é ana.ribeiro.santos@bol.com.br

    ResponderExcluir
  82. Adoraria receber por email o gabarito...ótimas atividades, parabéns! Meu email é jaquelinelandy@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  83. Amei as atividades...por favor, mande o gabarito para mim? Meu email é: jaquelinelandy@hotmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
  84. Atividades interessantes..tem como enviar o gabarito. woman4234@hotmail.com..obrigada

    ResponderExcluir
  85. MUITO BOM. E DAI O GABARITO??? RSRSRS
    liana651@live.com

    ResponderExcluir
  86. Poor favor, vc poderia me mandar o gabarito da atividade por email ?
    e.allinne@gmail.com

    Obrigadaaa!!! ^:)

    ResponderExcluir
  87. Muito bom, mesmo, vc por favor poderia enviar o gabarito. taniamgperin@bol.com.br

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  88. Olá!
    Adorei as questões! Ficaria muito grata ao receber por e-mail o gabarito dessas atividades.
    Meu e-mail é ivaneiblessed@yahoo.com.br
    um abraço!

    ResponderExcluir
  89. Olá! Eu também adorei sua questões e se possível gostaria de receber o gabarito.

    Meu e-mail é s.padinni@yahoo.com.ar

    Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  90. Oie, gostaria de receber o gabarito das questões por favor! lorrana_andrade14@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. Olá gostaria de receber o gabarito das questões.
    Um abç.
    luperes2000@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  92. Adorei as questões! Ficaria muito grata ao receber por e-mail o gabarito dessas atividades.

    email: cianacarneiro@hotmail.com

    obrigada!

    ResponderExcluir
  93. Gostaria de receber o gabarito por email, gostei muito das questões!
    email: annacristina_amor@hotmail.com

    ResponderExcluir
  94. você poderia disponibilizar o gabarito? ficarei muito grata.

    ResponderExcluir
  95. Amei, mas também quero gabarito.
    irenepf13@gmail.com.
    desde já obrigada.

    ResponderExcluir
  96. Por favor me envie o gabarito
    liliane.terra@globomail.com

    ResponderExcluir
  97. Por gentileza envie o gabarito: samara_twian@hotmail.com

    ResponderExcluir
  98. A guerra é um monstro devorador. (personificação)

    A paixão é como um fogo. (comparação)

    O mar é a mais larga estrada…(metáfora)

    Santarém é um livro de pedra. (metáfora)

    Hoje o vento levantou-se zangado. (personificação)

    A formiga recusou aceder ao pedido da cigarra. (personificação)

    Os seus cabelos pareciam fios de ouro…(comparação)

    Tem o coração duro como uma rocha. (comparação)

    Os frutos desta árvore são doces como o mel. (comparação)

    Os teus olhos são duas pérolas. (metáfora)

    As rãs do charco tagarelavam umas com as outras. (personificação)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá...visitei seu blog e adorei suas atividades...tbem sou professora e estou trabalhando com este conteúdo. Será que você consegue me enviar o gabarito de suas atividades? Desde já agradeço.
      att
      Chris

      Excluir
    2. Olá... visitei seu blog e adorei suas atividades. Também sou professora e estou trabalhando com este conteúdo. Será que vc consegue me enviar o gabarito das atividades? Desde já agradeço...chrispavarin@hotmail.com

      Excluir
    3. A primeira é metáfora e não personificação...

      A guera É um monstro(...)

      Excluir
  99. gstaria por favor com muita urgencia deste gabarito!viviane_silva.castro18@hotmail.com

    ResponderExcluir
  100. GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO. MEU EMAIL É elisandrabjm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  101. Gostei muito dessas atividades e gostaria de receber o gabarito. Desde já, obrigada. e-mail: carlavaldomira@gmail.com

    ResponderExcluir
  102. Olá, gostaria muito de receber o gabarito dessas atividades se for possível. Obrigada
    samantagp@hotmail.com

    ResponderExcluir